domingo, 8 de dezembro de 2013

Mendelévio

Mendelévio
O mendelévio é um elemento da tabela periódica com o número atómico 101 e é identificado pelo símbolo Md. O seu nome é uma homenagem ao químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), criador da primeira tabela periódica. É um elemento sintetizado, ou seja, não existe na natureza e foi criado em laboratório, em 1955 por um grupo de cientistas dos EUA liderado por Albert Ghiorso. Pertence aos actinídeos e é radioativo.

Dmitri Mendeleiev

Dmitri Mendeleev.jpgDmitri Mendeleiev
Dmitri Mendeleiev nasceu em 1834 e foi um químico russo. Criou a base da tabela periódica atual, e até chegou a prever as propriedades dos elementos desconhecidos na altura. Recebeu vários prémios ao longo da vida pelo seu trabalho, entre eles, o prémio Demidov, em 1862, a medalha Davy, em 1882 e a medalha Copley em 1905. Faleceu em 1907, deixando para trás uma enorme herança no mundo da Química.

Tabela Periódica

Tabela Periódica
A tabela periódica é a tabela constituída por todos os elementos químicos existentes.
A base da tabela periódica atual foi criada por Dmitri Mendeleiev em 1869 e na altura, o russo deixou os espaços acertados para os elementos químicos nessa altura desconhecidos.

domingo, 3 de novembro de 2013

Modelos Atómicos

Modelos Atómicos

A primeira publicação que vou fazer neste blogue é sobre os modelos atómicos. Afinal o que é um modelo atómico? Nada mais do que uma forma de representar um átomo, a sua forma, e os seus constituintes.

Ficheiro:Rutherford atom.svgA imagem à esquerda do texto representa um tipo de modelo atómico, feito por Ernest Rutherford, não sendo o mais correto, porque os eletrões (a vermelho) não circulam o núcleo atómico (a preto) em órbita.

Este modelo atómico estará mais aproximado da realidade. O núcleo (a vermelho) contém os neutrões e os protões, enquanto que o resto do átomo (a nuvem eletrónica) contém os eletrões (a roxo).

O primeiro modelo atómico foi criado por John Dalton em 1803, mas até aos dias de hoje houve uma grande evolução na teoria de como aparenta realmente um átomo.